Na próxima semana, dia 26 de março, a Caravana Interministerial do Governo Federal visita o território de Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado e Chopotó vai receber a Caravana Interministerial do Governo Federal. A iniciativa tem o objetivo de explicar o Acordo de Repactuação de Mariana e ouvir a população atingida pelo rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em 2015.
Uma equipe composta por representantes de sete ministérios estará presente. Entre eles, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Também a Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR) e a Advocacia-Geral da União (AGU).
A reunião será realizada no Ginásio Poliesportivo de Rio Doce, a partir das 18h. O encontro é aberto à população e tem o propósito de esclarecer dúvidas, apresentar ações e coletar demandas dos moradores.
O rompimento da barragem de Fundão foi um dos maiores desastres socioambientais do Brasil. Em outubro de 2024, o Governo Federal assinou o Acordo de Repactuação de Mariana. O documento possui mais de 1.300 páginas, divididos em 23 anexos. E pela primeira vez, um acordo desta natureza tem regramento específico para a questão de povos e comunidades tradicionais.
Além do território de Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado e Chopotó, a Caravana Interministerial vai percorrer outros territórios atingidos pelo desastre e seguirá ouvindo os atingidos ao longo da bacia do rio Doce.
A participação da população é essencial para fortalecer as ações de reparação e garantir que as políticas públicas atendam às necessidades reais dos atingidos.
Texto: Mariana Duarte (Comunicação Centro Rosa Fortini)