Instituição quer estreitar laços com os órgãos públicos municipais e promover parcerias que beneficiem as pessoas atingidas nesses municípios.
O Centro Rosa Fortini realizou reuniões no fim de fevereiro com a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Santa Cruz do Escalvado e com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Rio Doce. O encontro apresentou a instituição aos órgãos públicos, seus objetivos no território atingido e abriu diálogo para a construção de parcerias futuras.
Foto: Arquivo de equipe
Durante as reuniões, as equipes do CRAS e da Secretaria de Assistência Social foram apresentadas às atividades que o Centro Rosa Fortini vai realizar. A primeira delas será com as mulheres atingidas do território, a partir deste mês de março.
No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Assessoria Técnica Independente (ATI) realizará círculos de conversa com mulheres das comunidades atingidas, além de promover outras atividades. A iniciativa é promovida pelo Centro Rosa Fortini, em parceria com estudantes do curso de Psicologia da Faculdade Dinâmica, e faz parte do Plano de Trabalho da ATI.
“Buscamos promover o bem-estar psicológico e social das mulheres atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em 2015, reconhecendo suas vulnerabilidades específicas para garantir sua participação ativa nas decisões e para promover redes de apoio que fortaleçam sua autonomia e a reconstrução da identidade comunitária por meio das trocas de experiências”, explicou Karine Cota, assessora técnica em Psicologia do Centro Rosa Fortini.
Foto: Arquivo de equipe
O diálogo com o CRAS e a Secretaria Municipal também mostrou a importância do trabalho em rede. A ideia é que uma parceria seja construída para que, juntas, as equipes possam buscar direitos e possibilitar o acesso das pessoas atingidas, que vivem em situação de vulnerabilidade social, a benefícios e projetos de assistência social.
Das reuniões, participaram:
• Do CRAS de Santa Cruz do Escalvado: Eunice Macedo (Psicóloga) e Heloar Pasqualon (Assistente Social).
• Do CRAS de Rio Doce: Joice Ellen Calixto (Coordenadora).
• Da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação de Rio Doce: Silvana Lazarini (Secretária).
• Do Centro Rosa Fortini: Aline Pacheco (Coordenadora de Campo ATI), Karine Cota (Assessora Técnica em Psicologia ATI) e Tatiana Tatagiba (Assessora Técnica em Serviço Social ATI).
Texto: Mariana Duarte (Comunicação Centro Rosa Fortini)