Palestras trazem reflexões no Dia Mundial da Água

Publicado em: 29/03/2019

Palestra realizada na E. E. Maria Amélia (Rio Doce)
Em comemoração ao Dia Mundial da Água, dia 22 de março, as Comissões de Atingidos de Santa Cruz do Escalvado/Chopotó e Rio Doce, em parceria com o Centro Alternativo de Formação Popular Rosa Fortini, ofereceram palestras educativas nas Escolas Estaduais dos dois municípios.
 
Com o tema “Foi um rio que passou em minha vida”, o professor Luiz Fontes* instruiu os alunos dos Ensinos Médios e Fundamental sobre a importância da água e do rio para as comunidades, e como as intervenções humanas podem impactar os recursos hídricos. As palestras ocorreram nas Escolas Estaduais Dr. Otávio Soares (Santa Cruz do Escalvado) e Maria Amélia (Rio Doce).
“O conteúdo foi de grande importância, uma vez que os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto as medidas adotadas para a recuperação do Meio Ambiente após a tragédia e ao mesmo tempo de conscientizarem sobre a importância da preservação da natureza”, afirmou Armindo Magalhães, diretor da E.E. Maria Amélia.
 
A diretora da E.E. Maria Amélia, Sandra Maria da Silva Almeida, também ficou satisfeita com o evento. “Os alunos gostaram muito e as cartilhas serão muito úteis para a realização de trabalhos em sala”. Cada escola recebeu 10 cartilhas com conteúdos ambientais.
 A supervisora da Escola Estadual Dr. Otávio Soares, Maria Cristina Eduardo Souto, também assistiu à palestra. “Hoje em dia é difícil encontrarmos um tema que prende a atenção dos jovens. Durante esta palestra percebi que os alunos ficaram bastante atentos e o mais importante, esclareceram suas dúvidas”. 
 
O professor Luiz Fontes externou sua satisfação em ministrar as palestras. “Foi uma experiência rica e estimulante participar dessas reflexões coletivas sobre água e recursos hídricos. As palestras tiveram públicos de diferentes faixas etárias e de diversas séries escolares, sendo comum a atenção e o envolvimento com os temas. Fica a expectativa de que os efeitos da lama passem e que o rio volte a ser plenamente Doce”, pondera o Professor.
 
 
Alunos da E. E. Dr. Otávio Soares (Santa Cruz do Escalvado)
 

Também acompanharam o trabalho do Professor, os assessores técnicos do Centro Alternativo de Formação Popular Rosa Fortini, Ana Lourença Vaz do Nascimento, Marina Pereira Martins de Lima, Jean Carlos Gomes Calixto e Moisés Miguel. 

 
Neste mesmo dia seria realizado um Seminário com a participação de renomados palestrantes na área ambiental, no entanto as fortes chuvas ocorridas durante aquela semana dificultaram o trânsito no município de Rio doce, local do evento. A Prefeitura está empenhada, desde o primeiro dia, para normalizar as vias de acesso. Uma nova data será agendada para realização do Seminário.
 
*Professor Luiz Fontes: engenheiro agrônomo; doutor em Solos; professor titular aposentado da UFV; ex-membro do Copam-MG; ex-pro-reitor de Administração da UFV; ex-conselheiro do Copam-MG; autor de livros e cartilhas de Meio Ambiente e de Educação Ambiental.
 
 
Professor Luiz Fontes
 
 
 
 
 
Fotos: Jean Calixto/Centro Rosa Fortini

Compartilhe:



Veja também

+ NOTÍCIAS