Samarco inicia transposição de peixes para piracema

Publicado em: 30/11/2021

Parte do Sistema de Transposição de Peixes (STP) - Escada de peixes

A Samarco iniciou, em novembro, atividades do Programa de Resgate e Translocação da Ictiofauna – transposição de peixes – de trechos do rio Doce que ficam entre os barramentos metálicos do reservatório da UHE Risoleta Neves (Candonga). O objetivo é realizar a transposição manual dos peixes migratórios, nativos e ameaçados de extinção, que hoje estão represados entre os barramentos, para local à montante, possibilitando assim o fenômeno da piracema*.

Com a transposição manual dos peixes, a Samarco busca solucionar um problema apontado pelos atingidos do Território há 6 anos, desde o rompimento da barragem de Fundão, quando a chegada do rejeito impossibilitou a operação da UHE e consequentemente do seu Sistema de Transposição de Peixes (STP).

Para realizar esta ação, a Samarco conta com a participação de biólogos, barqueiros e pescadores locais, bem como a utilização de equipamentos e artefatos adequados para coleta dos peixes.

O Programa de Resgate e Translocação da Ictiofauna é uma das ações do Plano de Controle Ambiental, condicionante da Licença de Operação Corretiva (LOC- Nº 1.496) das obras de manejo de rejeito para Fazenda Floresta e recuperação das margens e setores localizados no reservatório da UHE.

Todas as ações do Plano de Controle Ambiental serão acompanhadas pela Superintendência de Projetos Prioritários da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Suppri/Semad) e pela consultoria independente contratada pelo Ministério Público Federal/MG.

*Este ano, a piracema teve início no dia 01 de novembro e se estenderá até o dia 28 de fevereiro de 2022, período em que a pesca de espécies nativas fica proibida em todas as Bacias Hidrográficas de Minas Gerais. 

Conheça o histórico do tema:

https://www.centrorosafortini.com.br/noticia.php?id=82

https://www.centrorosafortini.com.br/noticia.php?id=61

Ao fundo, o Barramento Metálico B

 

 

 


Compartilhe:



Veja também

+ NOTÍCIAS