Rio Doce receberá estudo de Avaliação de Risco à Saúde Humana

Publicado em: 01/11/2019

No dia 25 de outubro, técnicos do Centro Alternativo de Formação Popular Rosa Fortini e representantes do Poder Público Municipal assistiram à apresentação da metodologia e das etapas dos estudos de Avaliação de Risco à Saúde Humana, já que os mesmos serão aplicados em Rio Doce. A apresentação foi realizada por profissionais da Ambios Consultoria Ambiental e da Fundação Renova.  

A metodologia apresentada diz respeito à Gestão Ambiental Integrada para Saúde e Meio Ambiente (Gaisma), sendo dividida em 5 fases: Fase I – Segmentação de área alvo; Fase II- Caracterização e investigação geoambiental; Fase III- Avaliação de risco a saúde humana; Fase IV- Desenvolvimento Gaisma; Fase V- Execução Gaisma.

Uma análise preliminar será realizada através de entrevistas e exames iniciais, como leitura da poeira e topografia. Posteriormente, serão realizados exames confirmatórios, descritivos do solo, da água e do sedimento. Por fim, os exames detalhados, análises químicas do solo, da água, dentre outros.

Para conhecerem melhor o histórico ambiental do Território e o tamanho do impacto, os profissionais estarão constantemente em Rio Doce. O estudo pode ser demorado, pois os trabalhos de campo dependerão do agendamento com os atingidos e em alguns casos, as análises serão repetidas. De acordo com os profissionais da Ambios, os trabalhos serão desenvolvidos de forma transparente, com a concordância e participação dos atingidos, Assessoria Técnica e Poder Público.

Haverá novo agendamento para apresentação das etapas e metodologia do estudo para os representantes da Comissão de Atingidos de Rio Doce. Os estudos da Ambios não irão sobrepor os de outras instituições que também trabalham no Território, no entanto, devem ser desenvolvidos com a mesma metodologia para que os resultados possam ser comparados.

Estiveram presentes, os assessores técnicos do Centro Rosa Fortini, Luísa Vitral (psicóloga) e Moisés Santos (técnico agrícola), o secretário municipal de Saúde/Rio Doce, Rodrigo Leite; e profissionais da área de saúde da Prefeitura Municipal de Rio doce.

 

 


Compartilhe:



Veja também

+ NOTÍCIAS