Rio Doce: Reunião fecha primeira etapa para construção do Plano Integrado de Desenvolvimento

Publicado em: 04/10/2019

Finalizou nesta quarta-feira, dia 02 de outubro, a primeira etapa das reuniões de construção coletiva do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) de Rio Doce. A reunião ocorreu na quadra poliesportiva e contou com a participação de integrantes dos seguintes Núcleos de Base: Graminha, Perobas, Marimbondo, ruas da Linha, Principal, Delegacia, João Galinari e Cruzeiro.
 
O Plano tem como objetivo a construção coletiva de proposições para desenvolvimento de potencialidades das comunidades atingidas a curto, médio e longo prazo. As reuniões foram realizadas com todos os Núcleos de Base do município,  com apoio do Centro Alternativo de Formação Popular Rosa Fortini e da Comissão de Atingidos.
 
 
 
 
Antes de ouvir os atingidos, os assessores técnicos do Centro Rosa Fortini discorreram sobre os principais momentos de busca de compensação e reparação integral dos danos causados pelo rompimento da barragem da Samarco, através de uma linha do tempo. Os participantes também assistiram a um vídeo que aborda a importância das águas dos rios Doce e do Carmo para as comunidades locais. Ao final, os integrantes dos Núcleos de Base esclareceram suas dúvidas e apontaram as principais demandas coletivas em diversas áreas, como saúde, educação, esporte, infraestrutura, trabalho e renda.
 
O Centro Rosa Fortini agendará uma segunda etapa de reuniões com os Núcleos de Base, quando dará uma devolutiva às comunidades sobre as proposições levantadas por elas. O Plano Integrado de Desenvolvimento (PID) será finalizado após a aprovação das comunidades atingidas.
 
 

Compartilhe:



Veja também

+ NOTÍCIAS